São famílias como a do caminhoneiro Fabiano (foto), que fazem o sucesso do projeto Caravana Ecológica que está completando 10 anos. Foi em julho de 2000 que o primeiro espetáculo teatral para caminhoneiros se apresentou nas festas da Via Dutra. De lá para cá, mais de 500 mil pessoas entre caminhoneiros, familiares e público em geral, viram as apresentações teatrais que se renovam a cada ano.
Se forem consideradas as matérias publicadas em todas as edições da Revista Carga Pesada, reportagens em jornais, rádios e TVs, muitas de alcance nacional, e os materiais impressos e vídeos que são distribuídos durante as apresentações e gratuitamente para escolas públicas, mais de um milhão de pessoas tiveram acesso às mensagens da Caravana Ecológica – ESTRADA VERDE, ÁGUA LIMPA.
A Caravana Ecológica é um projeto de teatro criado pela Revista Carga Pesada com criação artística da Escola Municipal de Teatro de Londrina, e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Volvo.
Utilizando o poder da linguagem teatral os espetáculos abordam a necessidade de combate ao tráfico de animais silvestres nas rodovias, para a preservação da diversidade da vida no planeta. As apresentações abordam também a importância de se preservar a água potável e o cuidado com os mananciais de abastecimento no transporte de produtos perigosos.
Na versão que percorre a estradas do Brasil este ano mais um tema está sendo abordado: os cuidados para redução das emissões dos gases do efeito estufa pelos motores a diesel.
A família do caminhoneiro Fabiano Gabriel da Silva (na foto com a esposa Leisa e os filhos Matheus, Kelly e Kethlyn), assistiu a uma das apresentações da Caravana Ecológica na Festa do Caminhoneiro do Posto Sakamoto, em Guarulhos (SP), que aconteceu na última semana.
Na opinião de Fabiano, que está na estrada há 11 anos, os caminhoneiros podem contribuir com o meio ambiente fazendo manutenção preventiva em seus caminhões, abastecendo com diesel de qualidade e ajudando a preservar as áreas verdes.