Tendo como cenário a cozinha de um caminhão e o universo do circo, o projeto teatral Caravana Ecológica, uma iniciativa da Revista Carga Pesada, leva há oito anos ao público em geral e aos caminhoneiros de todo o Brasil, em linguagem poética, a emoção do teatro e a consciência ecológica. A Caravana Ecológica tem o patrocínio da Volvo e é uma criação artística da Escola Municipal de Teatro de Londrina.
Reforçando o slogan ESTRADA VERDE, ÁGUA LIMPA, na nova versão 2008, que está viajando por todo o Brasil, o caminhoneiro Hermes se apaixona por Rosa, bailarina do Grande Circo do Norte.Ao escolher um presente para sua amada, o caminhoneiro se vê diante de um dilema que o transforma em um defensor da natureza.
Desde o lançamento em julho de 2000, estima-se que mais de 400 mil pessoas já tenham assistido aos espetáculos da Caravana Ecológica. Em 2001, o projeto recebeu um importante prêmio mundial conferido a trabalhos de cidadania: o IPRA 2001, da Associação Internacional de Relações Públicas.
POEMA – O tema da ecologia, da proteção à natureza, desperta cada vez mais gente. Veja o que a Heloísa Gusmão, de 13 anos, aluna da Escola Teotônio Vilela, de Curitiba (PR), escreveu depois de assistir a uma apresentação da Caravana, inspirada pela música Rosa, de Pixinguinha e Otávio de Souza, que integra a trilha do espetáculo:
ROSA
O circo vem à cidade
Bailarinas rodopiam as canções de amor
“Tu és a mais divina e graciosa
estátua majestosa do amor”
Canta o mocinho ao desespero
De ter consigo sua Rosa, sua flor
No mesmo mérito ela o procura
Quem sabe assim o encontra?
Ela bailarina, ele caminhoneiro